Cálculo Numérico: Resumo da Semana 1

Na primeira semana  a ementa do curso, objetivos gerais, critérios e datas de avaliação foram apresentados.  As ferramentas básicas: linux, python e latex foram apresentadas.

Fizemos um breve tutorial em python. Uma boa ideia para começar a se familiarizar com a linguagem é repetir este tutorial de forma independente. O primeiro programa em python está no arquivo gases.py e pode ser executado no terminal utilizando: python gases.py.

Em seguida, para ilustrarmos o ciclo completo  de trabalho, utilizamos como exemplo o cáculo numérico de derivadas. Implementamos derivadas numéricas em python no arquivo diferencas_finitas.py.

Toda a discussão está resumida em no arquivo LaTeX  semana1.tex. Utilize este arquivo como modelo para escrever seus EPs. Você pode abrir  este arquivo clicando diretamente no ícone do arquivo (como no windows). Um bom editor de texto para Ubuntu é o Kile que pode ser instalado selecionando-se Sistema>Administração>Gerenciador de Pacotes Synaptic  e buscando por “kile”.

Para compilar o arquivo tex você pode utilizar o próprio Kile ou  ir ao terminal, entrar no diretório adequado (use “cd” para mudar de diretório e “ls” para listá-lo) e executar o seguinte comando:

pdflatex semana1.tex

Este comando irá gerar o arquivo semana1.pdf (e outros arquivos auxiliares *.dvi e *.aux).

O programa em python que implementa o cálculo de derivadas numéricas e produz gráficos é diferencas_finitas_plot2.py. Os gráficos com os resultados para arctan(x) ( aproveitando para colocar figuras no blog 😉 ):

 

Etiquetado , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: